{{link.titulo}} Login

Notícias

19/11/2012

World Energy Outlook 2012

Energia e Clima
A Agência Internacional de Energia (AIE) publicou no dia 12 de Novembro o World Energy Outlook 2012(WEO-2012). As bases do sistema global de energia estão a mudar, com um ressurgimento da produção de petróleo e de gás em alguns países, um recuo na energia nuclear em alguns outros e sinais de crescente focalização política na área da eficiência energética. Ao mesmo tempo, para a maioria dos consumidores os preços da energia têm permanecido obstinadamente elevados, agindo como um travão na recuperação económica global, enquanto os subsídios aos combustíveis fósseis subiram outra vez e as emissões de dióxido de carbono atingiram um novo recorde.

s.jpgReunindo os últimos dados e os desenvolvimentos políticos, o World Energy Outlook 2012 apresenta até à data, as projeções de tendências de energia até 2035, por combustível, setor, região e cenário. O WEO-2012 também se concentra em questões específicas, como os benefícios que poderiam ser alcançados, se as melhores tecnologias e práticas fossem adotadas para aumentar a eficiência energética.

Investiga como o surgimento do petróleo não convencional e a produção de gás nos Estados Unidos prevê implicações, para além da América do Norte. Inclui um estudo aprofundado sobre o Iraque, examinando tanto a sua importância na satisfação das necessidades próprias do país, bem como o seu papel crucial, em satisfazer a procura global de petróleo e de gás. Quantifica também o custo dos subsídios aos combustíveis fósseis e às energias renováveis, que estão ambos sob escrutínio apertado nesta época de austeridade.