{{link.titulo}} Login

Notícias

10/12/2021

Sabe o que são os Combustíveis Líquidos de Baixo Carbono?

Energia em evolução

Provavelmente já ouviu falar de Combustíveis Líquidos de Baixo Carbono, mas sabe realmente o que são?

Os combustíveis líquidos de baixo carbono, são produzidos a partir de resíduos, biomassa sustentável, renováveis e CO2 capturado, e podem ser usados por toda a gente, em todos os modos de transporte.

São combustíveis líquidos sustentáveis de origem não petrolífera que não emitem, ou emitem quantidades adicionais de CO2 muito limitadas durante a sua produção e utilização.

Dispõem de uma incomparável densidade energética, e serão essenciais na aviação, no transporte marítimo, no transporte rodoviário pesado e numa parte do transporte ligeiro.

Os combustíveis líquidos de baixo carbono têm a vantagem de ser compatíveis com os veículos existentes e novos, e com as infraestruturas de distribuição. Pode continuar a conduzir o seu carro, torná-lo climaticamente neutro e sentir-te bem com isso! Isto é, no futuro próximo, não precisa de mudar de carro, pode apenas mudar de combustível.

Estes combustíveis produzidos de forma sustentável são neutros em termos climáticos porque o CO2 que emitem para a atmosfera é o mesmo CO2 que foi absorvido pelas plantas, ou capturado diretamente da atmosfera ou de outras fontes de emissão. A sua utilização irá suavizar o custo de desenvolvimento do sistema de distribuição da eletricidade e reduzir a pressão temporal que a total substituição da frota implica.

Misturados primeiro com combustíveis convencionais, tal como já acontece atualmente através da incorporação de biocombustíveis sustentáveis, eles irão progressivamente substituir os combustíveis de origem fóssil.

Contudo, a sua produção terá de ser desenvolvida em várias fábricas em toda a Europa, de forma a tornar o seu fornecimento massivo, e a Europa poder atingir o duplo propósito de contribuir para que os transportes marítimo, aéreo e rodoviário se tornem climaticamente neutros até 2050, consolidando a sua liderança industrial e o emprego em tecnologias inovadoras para a descarbonização.

Os cidadãos da União Europeia exigem mais opções na transição para a mobilidade climaticamente neutra, e os Combustíveis Líquidos de Baixo Carbono, conjuntamente com a eletrificação e o hidrogénio, são parte da solução.

 Veja esta interessante animação que pode elucidá-lo sobre os LCLF!