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Notícias

12/04/2024

Parlamento Europeu adia o reconhecimento dos Combustíveis neutros em carbono

Energia em evolução

Uma oportunidade perdida: a votação final no Parlamento sobre as normas de emissões de CO2 para veículos pesados, adia em mais de um ano o papel dos combustíveis neutros em carbono.

Foi ontem votado no Parlamento Europeu, o que se pode considerar um retrocesso quanto ao papel dos combustíveis neutros em carbono, que tinha sido aprovado na sessão plenária de novembro de 2023.

Tal como afirmou Liana Gouta, Diretora Geral da FuelsEurope, depoimento com o qual a Apetro se identifica totalmente: “Apesar da inclusão de um considerando que solicita à Comissão a apresentação, no prazo de um ano após a entrada em vigor do regulamento, de uma proposta de metodologia para reconhecer como veículos com emissões zero, os veículos pesados que utilizam exclusiva e permanentemente combustíveis neutros em carbono, foi, de facto, negada  a possibilidade desses combustíveis contribuírem para o objetivo de emissão de CO2 para veículos pesados. O atraso no reconhecimento dos combustíveis é um mau sinal para potenciais investidores nos combustíveis renováveis, não apenas para a descarbonização de novos veículos e frotas existentes, mas também para a aviação e o transporte marítimo”.

Ficamos agora a aguardar com expectativa o relatório da Comissão até 2025, como parte de uma estratégia mais ampla para a integração de combustíveis renováveis sustentáveis na transição para a neutralidade climática, e a revisão do regulamento relativo às normas de CO2 para veículos pesados em 2027, ou antes. Estamos confiantes de que as instituições da UE reconhecerão os benefícios dos combustíveis sustentáveis e renováveis como uma via complementar - lado a lado com a eletrificação e com outras tecnologias de baixo carbono - para uma descarbonização acelerada, eficiente e acessível do setor dos veículos pesados.

Leia aqui o comunicado