{{link.titulo}} Login

Notícias

16/06/2021

Organizações da cadeia de valor dos combustíveis líquidos formam a Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono

Energia em evolução

As principais organizações (1) que operam na cadeia de valor dos combustíveis líquidos uniram forças para formar uma Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono. Agora em conjunto, procuram contribuir para a descarbonização do setor da mobilidade de uma forma sustentável e acessível a todos. Nesta plataforma encontram-se representadas diversas empresas operando em diferentes etapas da cadeia de valor, desde a matéria-prima à produção do combustível incluindo o seu fornecimento e distribuição, constituindo uma parte muito substancial do ecossistema dos combustíveis renováveis sustentáveis.

A Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono pretende atuar como um fórum potenciador da comunicação coletiva e visa o intercâmbio de opiniões e melhores práticas sobre a transição energética e a descarbonização de todos os modos de transporte. A Plataforma compartilhará também publicamente as suas opiniões sobre as propostas de regulamentos, necessários ao desenvolvimento de projetos de investimentos em combustíveis líquidos de baixo carbono (2). 

Os membros da Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono estão empenhados em contribuir para uma economia neutra para o clima até 2050 e para uma transição para combustíveis produzidos a partir de matérias-primas alternativas, compostas por biomassa sustentável, agrícola e florestal, resíduos, bem como eletricidade renovável, água e CO2 para a produção de combustíveis sintéticos e renováveis derivados do hidrogénio. Dada a importância do setor dos transportes para a neutralidade climática, uma procura crescente de combustíveis líquidos renováveis é essencial para que os objetivos climáticos possam ser atingidos. Os combustíveis líquidos renováveis e com baixo teor de carbono desempenham um papel particularmente importante neste âmbito, dada a sua superior densidade energética, facilidade de armazenamento e transporte, e a ampla disponibilidade de infraestruturas e veículos já existentes para distribuição e utilização destes combustíveis e que, já hoje, contribuem para reduções significativas de emissões de GEE no setor de transporte rodoviário. 

A Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono acredita que os combustíveis líquidos renováveis e de baixo carbono são uma solução tecnológica essencial e de longo prazo. Estes combustíveis continuarão a contribuir para a descarbonização de todos os modos de transporte, desde o transporte rodoviário, em complemento estratégico à sua eletrificação e utilização de combustíveis gasosos renováveis, até aos transportes aéreos e marítimos onde podem ser uma solução duradoura e a uma escala internacional crescente. 

Por conseguinte, para garantir o sucesso da transição energética, é imperativo que os decisores políticos da UE concedam o mesmo reconhecimento político e um nível adequado de apoio a todas as formas e fontes de energia renováveis nos transportes. Todas as tecnologias e cadeias de valor que tenham potencial para contribuir para a neutralidade climática, devem ser consideradas em pé de igualdade. Além disso, a Plataforma incentiva o legislador a dedicar especial atenção à dimensão social da transição energética. Devem ser cuidadosamente considerados, os benefícios sociais e económicos da cadeia de valor dos combustíveis líquidos emergentes, especialmente para trabalhadores e clientes, indústrias de apoio e serviços, e ainda na criação de emprego nas novas cadeias de valor, incluindo nas comunidades rurais e próximas de instalações industriais. Finalmente, chamamos a atenção para a inestimável capacidade dos combustíveis líquidos renováveis e com baixo teor de carbono preencherem as lacunas da estratégia para a mobilidade sustentável e garantir que “ninguém seja deixado para trás”; o acesso à mobilidade acessível e a capacidade de descarbonizar progressivamente a frota de veículos mais antigos são as principais vantagens desses combustíveis e não podem ser negligenciadas. 

Os membros da Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono acreditam numa transformação energética duradoura e inclusiva, e comprometem-se a contribuir ativa e transparentemente para a transformação de nossos sistemas de energia e transporte. A plataforma também oferece a sua experiência em tecnologias de baixo teor de carbono em apoio à ambição climática da UE. Por último, e não menos importante, os membros da Plataforma de Combustíveis Líquidos de Baixo Carbono e Renováveis apelam às instituições da UE a elaborarem uma estrutura regulatória que valorize e apoie todas as tecnologias de baixo carbono em benefício das economias e dos consumidores.

 Versão portuguesa da versão original que pode ler aqui.

(1) Lista de membros da Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono: Advanced Biofuel Coalition, Copa-Cogeca, eFuel Alliance, ePURE – European Renewable Ethanol, EBB-European Biodiesel Board, EWABA, Fediol, FuelsEurope, Nordic Blue Crude AS, UPEI.

A Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono cumpre a lei de concorrência da UE e não discute questões comercialmente sensíveis. Cada associação na Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono está separadamente registada no Registro de Transparência da UE.

(2) Os combustíveis líquidos de baixo carbono são combustíveis líquidos sustentáveis de origem não petrolífera, com nenhuma ou muito limitada emissão de CO2 líquido durante sua produção e utilização em comparação com os combustíveis fósseis.