{{link.titulo}} Login

Notícias

11/11/2015

O “World Energy Outlook 2015” (WEO-2015), acaba de ser divulgado em Londres, pela AIE

Energia e Clima
weo-2015.pngCom base nos últimos dados e na evolução do mercado, o WEO-2015 apresenta projeções atualizadas sobre a evolução do sistema energético global para 2040, reflexões detalhadas sobre as perspetivas relativas aos combustíveis fósseis, às energias renováveis, ao setor da eletricidade e da eficiência energética, bem como uma análise mais profunda sobre as perspetivas energéticas da Índia.
"Seria um erro grave, fazer depender a nossa atenção para a segurança energética, das mudanças no preço do petróleo", disse o Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol. "Agora não é o momento para relaxar. Muito pelo contrário, um período de baixos preços do petróleo é o momento para reforçar a nossa capacidade de lidar com futuras ameaças de segurança energética". 
O WEO-2015 também realça que as novas promessas climáticas apresentadas pelos países, antes da conferência climática da ONU, estão definidas de forma a abrandar drasticamente as emissões relacionadas com a energia, mas implicam um aumento da temperatura a longo prazo de 2,7ºC, até 2100, destacando a necessidade de uma grande correção de rumo, para atingir os objetivos mundiais acordados, tendo acrescentado a este respeito o Diretor Executivo da AIE que: "Como a maior fonte global de emissões de gases de efeito estufa, o sector da energia deve estar no centro de ação global para combater as alterações climáticas. Os líderes mundiais reunidos em Paris devem definir uma direção clara para a transformação global acelerada do setor de energia. A AIE está pronta a apoiar a implementação de um acordo alcançado em Paris, com todos os instrumentos de que dispõe para, monitorizar o seu progresso, promover melhores políticas e apoiar a inovação tecnológica que possa corresponder às esperança do mundo para um futuro energético seguro e sustentável".