{{link.titulo}} Login

Notícias

10/05/2021

O Papel dos Minerais Críticos na Transição Energética - Relatório do World Energy Outlook da AIE

Energia em evolução

Os minerais são componentes essenciais para muitas das tecnologias energéticas limpas e que manifestam atualmente um rápido crescimento, desde turbinas eólicas e redes de eletricidade, até aos veículos elétricos, sendo que, a fabricação de um carro elétrico típico usa seis vezes os minerais do que um automóvel convencional, e uma turbina eólica offshore requer 13 vezes mais do que uma central a gás natural equivalente. Garantir que essas e outras tecnologias-chave possam continuar a contar com o fornecimento de recursos minerais suficientes para suportar a aceleração da transição energética é, portanto, um desafio significativo e frequentemente ignorado.

Os debates em torno da segurança energética têm-se concentrado tradicionalmente no fornecimento de petróleo e de gás natural e, mais recentemente, na eletricidade. Embora os principais minerais ajudem a reduzir as emissões, permitindo um maior desempenho das tecnologias energéticas limpas, a sua extração e processamento têm geralmente implicações ambientais e sociais que precisam de ser geridas com cuidado.

O recentemente divulgado relatório do World Energy Outlook, da Agência Internacional de Energia é o estudo global mais abrangente apresentado até ao momento sobre a importância central dos minerais na adoção de formas de energia mais limpa, e descreve os desafios específicos para garantir o seu necessário fornecimento, como as cadeias de abastecimento complexas e a concentração e o processamento de certos minerais num pequeno número de países.

 Através de ferramentas de modelação detalhadas, o estudo estabelece um banco de dados que mostra as necessidades futuras de minerais como cobre, lítio, níquel, cobalto e terras raras em vários cenários climáticos e tecnológicos, e faz seis recomendações para os decisores políticos, no sentido de procurar o equilíbrio entre a garantia de abastecimento e a promoção do desenvolvimento responsável e sustentável dos recursos minerais.

Explore aqui este interessante relatório.