{{link.titulo}} Login

Notícias

13/10/2020

O CCUS pode desempenhar papéis vitais tanto na redução das emissões quanto na remoção de carbono da atmosfera

Energia em evolução

Depois de anos de lento progresso, as tecnologias para capturar as emissões de carbono e armazená-las ou reutilizá-las, estão a ganhar cada vez mais força, uma tendência que precisará de uma aceleração  significativa, para que o mundo alcance seus objetivos de energia e clima, de acordo com um novo relatório divulgado pela AIE, o CCUS in Clean Energy Transitions.

Este relatório, lançado recentemente num evento online presidido pela primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, cujo governo anunciou o seu compromisso de financiamento para um novo projeto de captura de carbono, que poderá ajudar a combater as emissões da Noruega e nos países vizinhos, considera que a Captura, Utilização e Armazenamento de carbono (CCUS) é o único grupo de tecnologias que contribui, tanto para reduzir diretamente as emissões em setores-chave, como para remover CO2 da atmosfera, de forma a equilibrar as emissões que são mais difíceis de evitar, sendo uma parte crucial para alcançar as metas de zero emissões, definidas por um número crescente de governos e empresas.

O relatório examina em detalhes o papel das tecnologias CCUS na transição energética, identificando quatro contribuições principais: combater as emissões da infraestrutura de energia existente; como uma solução para setores com emissões de difícil redução; uma plataforma para a produção de hidrogénio de baixo carbono; e a remoção de carbono da atmosfera.

Como parte da série de relatórios Energy Technology Perspectives da AIE, este novo relatório é um estudo global abrangente sobre CCUS, avaliando o estado das tecnologias CCUS e mapeando a sua  evolução, bem como a sua expansão necessária, para colocar as emissões globais numa trajetória sustentável, incluindo uma análise detalhada das emissões de CO2 de instalações elétricas e industriais na China, Europa e Estados Unidos e o seu potencial de armazenamento.

“A escala do desafio climático significa que precisamos agir numa ampla gama de tecnologias de energia. A captura de carbono é crítica para garantir que a nossa transição para energia limpa seja segura e sustentável ”, disse o Dr. Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA.

“Para desenvolver e implantar a captura e armazenamento de carbono como uma tecnologia para o futuro, precisamos de investimentos em soluções e instalações em muitas regiões e países”, disse a Primeiro Ministro Solberg. “O CCUS será necessário numa escala global se quisermos cumprir o Acordo de Paris. E devemos começar agora.”

“A Noruega tem sido um líder global na pesquisa, desenvolvimento e implementação de tecnologias de captura de carbono, como demonstrado pelo seu compromisso de financiamento do impressionante projeto Longship, que pode ajudar não apenas a Noruega, mas outros países europeus a reduzir as suas emissões”, disse o Dr. Birol .

O relatório apresenta as quatro formas principais pelas quais as tecnologias CCUS contribuem para a transição energética:

  • Lidar com as emissões da infraestrutura de energia existente, como usinas elétricas e industriais;
  • Fornecer uma solução para algumas das emissões mais desafiadoras de indústrias pesadas, como o cimento e os produtos químicos, bem como a aviação;
  • Oferecendo um caminho económico para a produção de hidrogénio com baixo teor de carbono em muitas regiões;
  • Removendo CO2 da atmosfera.

Consulte o CCUS in Clean Energy Transitions