{{link.titulo}} Login

Notícias

01/04/2021

Líderes mundiais de energia e clima comprometem-se com ações de energia limpa na IEA-COP26 Net Zero Summit

Energia e Clima

Os principais decisores políticos internacionais de energia e clima, representando mais de 40 países, participaram no dia 31 de março pp. na IEA-COP26 Net Zero Summit, debatendo a necessidade crítica de colaboração internacional e de implementação de políticas capazes de reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa, e de cumprir as metas do Acordo de Paris.

Esta cimeira, coorganizada pelo Diretor Executivo da AIE – Agência Internacional de Energia, Fatih Birol e pelo Presidente da COP26 Alok Sharma, reuniu representantes de alto nível dos ministérios de energia e clima de países como Austrália, Brasil, China, Colômbia, União Europeia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, África do Sul, Reino Unido e muitos outros, bem como participantes de um leque alargado de grupos representantes da sociedade civil, empresas privadas e instituições governamentais.

Esta cimeira, que reuniu representantes de países que cobrem mais de 80% do PIB, da população, e das emissões globais, foi um marco crítico para a realização da COP26, que terá lugar em Glasgow, em novembro, tendo muitos governos membros da AIE apoiado os Sete Princípios Fundamentais apresentados pela IEA, Estes princípios, cobrem áreas essenciais, como a necessidade de recuperações sustentáveis da crise Covid-19, a importância crítica de roteiros para a redução de emissões implementáveis na década atual, e o desenvolvimento de mecanismos de coordenação internacional mais robustos. Os princípios também abordam questões como a colaboração tecnológica, a partilha de melhores práticas, o rastreamento de investimentos, a garantia de que a transição energética será centradas nas pessoas, e integração da segurança energética e da acessibilidade nos planos de emissões zero.

Todas as sessões, assim como a agenda, estão disponíveis na página da Cimeira, bem como o comunicado de imprensa completo.