{{link.titulo}} Login

Notícias

12/07/2013

Garrafas de GPL – A importância da sua devolução

Produtos

Tem-se verificado que um número significativo de garrafas de GPL, tanto de Propano como de Butano, permanecem por utilizar, ou mesmo já vazias, durante períodos de tempo muito longos (superiores a um ano) em casa dos consumidores.
 
Gostaríamos de chamar a atenção para algumas das implicações que daí resultam.
 
A maior preocupação dos principais operadores deste sector da Indústria é a Segurança e, nesse contexto, a retenção de uma garrafa de gás implica a interrupção do processo regular de inspecção e verificação da sua condição, realizado sempre e cada vez que ela dá entrada na instalação onde é efectuado o seu enchimento. Só perante uma avaliação positiva essa garrafa volta a entrar no circuito comercial – é este processo que permite assegurar que o consumidor utiliza este produto com a maior segurança.
 
Chama-se ainda a atenção para o facto de, com frequência, se encontrarem garrafas guardadas em locais e em condições de armazenamento que podem contribuir para a sua degradação (aqui incluídas as respectivas válvulas). Referimo-nos por exemplo a caves ou a locais sujeitos a temperaturas elevadas, muitas vezes deitadas, a ambientes extremamente húmidos ou corrosivos, à sua deposição em locais onde existam condições que possam potenciar o encurtamento da sua vida útil ou dar inclusivamente origem a acidentes.
 
Outra situação frequente tem a ver com a sua utilização para fins que não são aqueles para que foram concebidas, transformando-as num conjunto variado de objetos, através de processos de corte ou de destruição, extremamente perigosos e passiveis de causar acidentes com consequências gravíssimas.
 
É assim da maior importância que todas as garrafas que não estejam em utilização, sejam devolvidas aos revendedores da marca respetiva, de forma a permitir que sejam assegurados os elevados padrões de manutenção pelos quais a industria se rege, contribuindo deste modo para a segurança de todos nós.