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Notícias

09/07/2021

Fit for 55 - membros da Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono empenhados na descarbonização da mobilidade

Energia em evolução

O Pacote “Fit for 55” da Comissão Europeia promete uma nova era na luta contra as alterações climáticas, com propostas de regulamentos para a redução das emissões de gases com efeito de estufa de 55% em 2030, colocando a UE no caminho para alcançar a neutralidade do carbono até 2050.

Os membros da Plataforma de Combustíveis Líquidos Renováveis e de Baixo Carbono - que representam as principais associações que operam na cadeia de valor dos combustíveis líquidos da UE, desde a produção de matéria-prima e combustível até o armazenamento, fornecimento e distribuição - estão empenhados em trabalhar juntos para contribuir para a descarbonização do setor da mobilidade, de forma sustentável, acessível e socialmente inclusiva. 

Receia-se que o pacote “Fit for 55” continue a subestimar a importante contribuição que os combustíveis líquidos renováveis e com baixo teor de carbono podem ter atualmente e durante esta transição. Mas não é tarde demais para a Comissão Europeia implantar estas soluções comprovadas, para tal:

Uma abordagem tecnológica aberta é essencial

Assim como não existe um único tipo de automóvel, não existe uma forma única de descarbonizar o transporte rodoviário. Na luta contra as alterações climáticas, a UE necessita de todas as soluções sustentáveis que puder reunir - incluindo combustíveis líquidos renováveis e com baixo teor de carbono. 

RED III: Incentivar novas tecnologias

Esta é a terceira revisão desde que a legislação foi promulgada em 2009. Para que RED III seja bem-sucedida, desta vez é necessário:

  • focar em metas mais significativas para energia renovável no transporte;
  • adotar uma abordagem neutra em termos de tecnologia que faça o melhor uso das opções disponíveis, com credenciais comprovadas de redução de emissões;
  • encorajar a implantação mais ampla de biocombustíveis certificados a partir de biomassa, resíduos e resíduos agrícolas sustentáveis, bem como combustíveis renováveis de origem não biológica, incluindo hidrogénio e combustíveis sintéticos derivados de hidrogênio;
  • garantir condições equitativas para a promoção de combustíveis líquidos renováveis e com baixo teor de carbono nos setores rodoviário, marítimo e da aviação.

Emissões de CO2 nos veiculos: uma avaliação justa é necessária

Uma gama de tecnologias - de motores de combustão interna mais eficientes a veículos elétricos e híbridos - é necessária para reduzir as emissões automotivas. Para orientar o mercado no sentido da neutralidade climática, a UE precisa de avaliar as emissões dessas tecnologias em igualdade de condições. Isso significa mudar de uma abordagem puramente Tank-to-Wheel para  Well-To-Wheel, que leva em consideração a pegada de carbono das respetivas tecnologias.

Consulte a carta completa aqui.

Membros da Platforma: Advanced Biofuels Coalition, Copa and Cogeca, eFuel Alliance, ePURE – European renewable ethanol, EBB – European Biodiesel Board, EWABA, Fediol, FETSA – Federation of European Tank Storage Associations, FuelsEurope, Liquid Gas Europe, Methanol Institute, Sustainable Fuels, UPEI.