{{link.titulo}} Login

Notícias

29/10/2021

Estudo confirma a capacidade dos gasodutos europeus no transporte eficiente de H2 e CO2

Produtos

Um estudo realizado pela Carbon Limits AS e pela DNV confirma a capacidade dos gasodutos europeus no transporte eficiente de CO2 e de hidrogénio. O transporte facilita a implantação de tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CCS) e de hidrogénio na Europa, o que ajudará a reduzir os custos da transição energética.

O projeto Re-Stream “Estudo sobre a reutilização das infraestruturas de petróleo e gás para hidrogénio e captura e armazenamento de carbono na Europa” foi encomendado pela Concawe, a Gas Infrastructure Europe (GIE), a European Network of Transmission System Operators for Gas (ENTSOG), e a International Association of Oil & Gas Producers (IOGP Europe). O objetivo é identificar a infraestrutura relevante e definir quais as adaptações técnicas e investimentos necessários para desbloquear seu potencial de reutilização para CO2 e H2.

Os aproximadamente 58.000 km de gasodutos abrangidos por este projeto representam uma parte significativa da rede europeia, metade do comprimento total dos gasodutos em mar e aproximadamente 30% dos terrestres. Do comprimento total avaliado, +24.200 km são classificados como adequados para reutilização de H2 pelos seus operadores.

Consulte o estudo completo aqui.