{{link.titulo}} Login

Notícias

21/05/2019

Em 2018, o investimento global em energia manteve-se estável, mas avizinham-se problemas

Energia e Clima

De acordo com o relatório World Energy Investment 2019 da AIE, o investimento global em energia estabilizou no ano passado em mais de 1,8 Biliões de US $, encerrando três anos consecutivos em queda.

As aprovações para novos projetos convencionais de petróleo e gás ficaram aquém do que seria necessário para fornecer uma procura global de energia em crescimento contínuo. Simultaneamente, há poucos sinais de progresso na eficiência energética e energias limpas que seriam necessárias para atingir os objetivos do Acordo de Paris e outras metas de desenvolvimento sustentável.

“Atualmente, os investimentos em energia enfrentam incertezas sem precedentes, com mudanças nos mercados, políticas e tecnologias”, disse Fatih Birol, Diretor Executivo da AIE. “Mas o importante é que o mundo não está a investir o suficiente em elementos tradicionais de oferta para manter o consumo atual, nem está a investir o suficiente em tecnologias de energia mais limpa para mudar o rumo. Para onde quer que olhemos, estamos a acumular riscos para o futuro”.

Saiba mais aqui.

O crescimento da capacidade de renováveis diminui após décadas de expansão

Depois de quase duas décadas de forte crescimento anual, as energias renováveis tiveram uma inesperada estagnação em 2018, o que não acontecia desde 2001. A nova capacidade líquida da energia solar fotovoltaica, eólica, hídrica, bioenergia e outras fontes de energia renovável aumentou em cerca de 180 GW em 2018, ou seja, o mesmo valor que no ano anterior - apenas cerca de 60% do que é necessário anualmente para atingir as metas climáticas a longo prazo.

"O mundo não se pode dar ao luxo de “colocar em pausa” a expansão das energias renováveis e os governos precisam de agir rapidamente para corrigir esta situação e permitir um fluxo mais rápido de novos projetos", disse Fatih Birol, diretor executivo da AIE.