{{link.titulo}} Login

Notícias

11/02/2020

Desafiando as expectativas de aumento, as emissões globais de dióxido de carbono permaneceram estáveis em 2019

Energia e Clima

Apesar das expectativas generalizadas de outro aumento, as emissões globais de dióxido de carbono relacionadas com a energia deixaram de crescer em 2019, de acordo com dados divulgados pela Agência Internacional de Energia.

Após dois anos de crescimento, as emissões globais permaneceram inalteradas nas 33 Gigatoneladas (Gt) em 2019, mesmo com um crescimento de 2,9% da economia mundial. Isso ocorreu principalmente devido ao decréscimo das emissões provenientes da geração de eletricidade nas economias avançadas, graças ao papel cada vez maior das fontes renováveis (principalmente eólica e solar), da substituição do carvão pelo gás natural, e pela maior geração de energia nuclear, que compensaram o crescimento contínuo noutros lugares.

As emissões globais de CO2 resultantes da utilização de carvão caíram quase 200 milhões de toneladas (Mt), ou 1,3%, em relação aos níveis de 2018, compensando os aumentos nas emissões de petróleo e gás natural. As economias avançadas viram as suas emissões caírem em mais de 370 Mt (3,2%), com o setor de energia a ser responsável por 85% da queda. O clima mais ameno em muitas grandes economias, em comparação com 2018, teve um efeito importante nas tendências, reduzindo as emissões em cerca de 150 Mt. O crescimento económico global mais fraco também teve um papel importante, moderando o aumento de emissões nas principais economias emergentes, como a Índia.

As tendências de emissões para 2019 sugerem que estão em andamento transições de energia limpa, lideradas pelo setor de energia. As emissões globais do setor de energia caíram cerca de 170 Mt,

(1,2%), com as maiores quedas a ocorrerem nas economias mais avançadas, onde as emissões de CO2 estão agora em níveis nunca vistos desde o final dos anos 80 (quando a procura de eletricidade era um terço menor).

As emissões de CO2 relacionadas com a produção de energia na União Europeia, incluindo o Reino Unido, caíram 160 Mt, ou 5%, atingindo 2,9 Gt. O setor elétrico impulsionou a tendência, com uma diminuição de 120 Mt de CO2, ou 12%, resultante do aumento da utilização das energias renováveis e da mudança do carvão para o gás. A produção das centrais a carvão da União Europeia caiu mais de 25% em 2019, enquanto a geração a gás aumentou cerca de 15%, ultrapassando o carvão pela primeira vez, enquanto a produção de eletricidade eólica quase alcançou a produção de eletricidade a carvão.

Os Estados Unidos registraram o maior decréscimo de emissões no país, com uma queda de 140 Mt, ou 2,9%, face a 2018. Agora, as emissões dos EUA caíram quase 1 Gt em relação ao seu pico de 2000. As emissões do Japão caíram 45 Mt, ou cerca de 4%, o ritmo mais rápido de queda desde 2009, com o aumento da produção de reatores nucleares recentemente reiniciados.

As emissões no resto do mundo cresceram perto de 400 Mt em 2019, com quase 80% do aumento vindo de países da Ásia onde a geração de energia a carvão continuou a aumentar, representando mais de 50% da utilização global de carvão, e é responsável por cerca de 10 Gt de emissões.

Leia mais no Comunicado de Imprensa e nos dados divulgados pela AIE.