{{link.titulo}} Login

Notícias

20/02/2019

BP lança Energy Outlook 2019

Energia e Clima

Foi recentemente lançada a edição de 2019 do Energy Outlook da BP, publicação que explora as principais incertezas que podem impactar o mercado global de energia até 2040 e que envolvem a necessidade de mais energia para apoiar o contínuo desenvolvimento económico global e a prosperidade crescente, juntamente com a necessidade de uma transição mais rápida para um futuro de baixo carbono. Esses cenários destacam o duplo desafio que o mundo enfrenta. O Outlook também considera uma série de outras questões, incluindo o possível impacto de uma escalada nas disputas comerciais e as implicações de restrições significativas na regulamentação de plásticos.

Grande parte do Outlook é baseada no cenário de “transição em evolução”, embora sejam considerados vários cenários adicionais, como o cenário de “transição rápida”, que combina as análises de todo o Outlook e reúne num único cenário, as medidas políticas dos cenários de baixo carbono para a indústria e edifícios, transporte e eletricidade. Isso resultará numa redução de cerca de 45% nas emissões de carbono até 2040, em relação aos níveis atuais.

Este cenário e os outros considerados no Outlook não são previsões do que é provável que aconteça; em vez disso, eles exploram as possíveis implicações de diferentes decisões e pressupostos.

No cenário "Transição em Evolução", que pressupõe que as políticas governamentais, as tecnologias e as preferências sociais evoluem de maneira e velocidade semelhantes às do passado recente:

  • A procura global de energia aumenta em cerca de um terço até 2040, impulsionada por melhorias nos padrões de vida, particularmente na Índia, na China e em toda a Ásia.
  • A energia consumida pela indústria e pelos edifícios é responsável por cerca de 75% desse aumento da procura global de energia, enquanto o crescimento da procura de energia para transporte diminui drasticamente em relação ao passado, à medida que aumentam os ganhos na eficiência dos veículos.
  • O setor da eletricidade utiliza cerca de 75% do aumento da energia primária.
  • 85% do crescimento no fornecimento de energia é gerado através de energia renovável e gás natural, com as energias renováveis a tornarem-se a maior fonte de geração global de energia até 2040.
  • O ritmo ao qual a energia renovável penetra no sistema global de energia é mais rápido do que qualquer outro combustível na história.
  • A procura de petróleo cresce na primeira metade do período do Outlook, antes de estabilizar gradualmente, enquanto o consumo global de carvão permanece geralmente estável. Em todos os cenários considerados no Outlook, serão necessários níveis significativos de investimento contínuo em petróleo para fazer face à procura em 2040.
  • As emissões globais de carbono continuam a aumentar, mostrando a necessidade de um conjunto abrangente de medidas políticas para alcançar uma redução substancial.

Saiba mais sobre o BP Energy Outlook 2019 aqui.