{{link.titulo}} Login

Notícias

14/09/2016

A Indústria Petrolífera tem um papel decisivo na Economia

Mercado Petrolífero
dsc_45122.jpg
Realizou-se ontem no ISCTE, a apresentação do estudo “CONTRIBUTO DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA PARA A ECONOMIA PORTUGUESA”.

Tal como referiu o Prof. Dr. José Paulo Esperança, Presidente da Escola de Gestão do ISCTE/IUL, o estudo desenvolvido pelo ISCTE/AUDAX para a Apetro, é um excelente exemplo do que deve ser uma profícua relação de parceria entre a Academia e o mundo empresarial. A apresentação deste “retrato da Indústria Petrolífera” esteva a cabo dos professores Eurico Brilhante Dias, Coordenador do Estudo e de Gonçalo Pernas, que abordou a parte relativa à Sustentabilidade Empresarial.

Para além de dados interessantes como: o setor ter representado, em 2013, 20% do total dos impostos sobre produtos, num montante aproximado de 4,1 mil milhões de euros; uma produção de 9,4 mil milhões de euros (4,4 % da produção nacional), ter sido responsável, em 2015, por 3,7 mil milhões de euros de exportações, que representam entre 7,3 e 8% do total de exportações de bens nacionais; contribuir de forma direta, indireta e induzida para 53 mil postos de trabalho qualificados e com um salário médio – a valores de 2012 – superior à média nacional em 12,7%, foi igualmente sublinhado o serviço prestado à comunidade, quer intrinsecamente, por intervenções diretas nas operações, quer através de um conjunto de boas práticas da Indústria, que transferem valor para a sociedade, em particular na área social.

dsc_4584_2.jpg
O Sr. Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches, encerrou esta sessão, sublinhando o papel importante que a Indústria desempenha, considerando-o até decisivo para a economia, bem como a importância que um Estudo desta natureza, realizado por uma entidade com a credibilidade do ISCTE/Audax tem, para a transparência do setor energético em geral e petrolífero em particular.

Consulte o Estudo completo aqui.

 
14/09/2016