{{link.titulo}} Login

Notícias

27/05/2020

A FuelsEurope congratula-se com a publicação do Plano de Recuperação Europeu

Energia e Clima

A FuelsEurope, representante da Indústria de Refinação Europeia, emitiu um comunicado, no qual considera que o Plano de Recuperação Europeu, hoje publicado pela Comissão Europeia, tem um papel essencial a desempenhar na definição do quadro legislativo correto, capaz de permitir investimentos de grande escala em tecnologias de baixo carbono.

John Cooper, Diretor Geral da FuelsEurope, disse: “A crise do Covid-19 impactou severamente a sociedade e a economia europeias, que estão a passar pelo teste mais severo das últimas décadas. A indústria europeia, incluindo as PME’s, precisará de medidas excecionais que apoiem a sua recuperação. Esta é uma oportunidade decisiva para reformular o nosso futuro energético e industrial.”

A FuelsEurope reiterou a sua posição quanto a considerar que a transição para a neutralidade climática exigirá uma combinação de tecnologias energéticas, incluindo as baseadas em formas moleculares limpas ou renováveis, na forma líquida ou gasosa, que trará resiliência e flexibilidade ao nosso sistema energético, considerando que o trabalho que tem vindo a realizar, em conjunto com a Comissão Europeia e o Grupo de Alto Nível para as Indústrias de Consumo Intensivo de Energia no Plano Diretor para a Transformação Competitiva das Indústrias de Consumo Intensivo de Energia, é ainda o modelo válido. A FuelsEurope aprecia o reconhecimento de que, durante toda a recuperação e transição, é importante que as indústrias da UE se mantenham competitivas, para sustentar as suas estratégias de transição.

John Cooper acrescentou : “para nós, não se trata de pedir dinheiro público para a nossa transição. O essencial nos nossos planos de recuperação é que todas as partes interessadas relevantes tenham a coragem de evoluir os quadros políticos da UE e dos Estados-Membros, para criar as condições para desbloquear investimentos industriais em grande escala em tecnologias de baixo carbono e climaticamente neutras, incluindo os combustíveis e as matérias-primas para outras cadeias de valor ".

Leia aqui o comunicado da FuelsEurope