{{link.titulo}} Login

Notícias

22/03/2013

A CONCAWE celebra o seu 50º aniversário

AQS

Em 1963, seis Companhias Petrolíferas com refinarias europeias, fundaram a CONCAWE , cujo nome deriva do título “Conservation of Clean Air and Water – Europe”, com o objetivo de realizar trabalho de investigação sobre questões ambientais relevantes para a indústria petrolífera.

Apesar de nos anos 60 o termo “poluição” não constar da linguagem corrente, a Indústria Petrolífera assumiu nessa altura a responsabilidade sobre os possíveis efeitos que poderiam advir da utilização de produtos petrolíferos.

Isto significa que muito antes da criação das ONGs ambientalistas e dos organismos e regulamentações internacionais dedicados ao tema ambiente, a Indústria punha de pé uma organização que contava com a colaboração de investigadores para estudar com bases cientificas estes problemas, de modo a contribuir de forma sustentada para a sua resolução.

Atualmente, fazem parte da CONCAWE a maioria das Empresas Petrolíferas que operam na Europa, tendo-se o âmbito das suas atividades vindo a  expandir gradualmente, de acordo com o desenvolvimento das preocupações da sociedade em relação a questões ambientais e de saúde e segurança, abrangendo áreas como a qualidade dos combustíveis, as emissões, a qualidade do ar e da água, a contaminação dos solos, os resíduos, a gestão de produtos de petróleo e a performance de pipelines.

Defendendo que as soluções potenciais para os complexos desafios ambientais, de saúde e de segurança do século XXI exigem os esforços combinados de muitas partes, a CONCAWE é um parceiro de referência de outras associações do setor, bem como de outros organizações e organismos internacionais.

Congratulamos a CONCAWE pelo seu 50º aniversário e convidamo-lo(a) a saber mais sobre esta prestigiada organização e a consultar os seus  inúmeros estudos e publicações em https://www.concawe.eu/