{{link.titulo}} Login

Notícias

14/11/2018

O consumo de petróleo continuará a crescer nas próximas décadas – WEO 2018

Mercado Petrolífero

Segundo o recentemente publicado World Energy Outlook 2018, a principal publicação da Agência Internacional de Energia, que detalha as tendências globais de energia e o possível impacto que elas terão sobre a oferta e a procura, as emissões de carbono, a poluição do ar e o acesso à energia, o consumo de petróleo continuará a crescer nas próximas décadas.

Num momento em que os fatores geopolíticos estão a exercer novas e complexas influências nos mercados de energia, e onde ressalta a importância crucial da segurança energética, e que grandes transformações estão a decorrer globalmente no setor de energia, desde a eletrificação crescente até a expansão de energias renováveis, revoluções na produção de petróleo e globalização dos mercados de gás natural, as escolhas políticas feitas pelos governos determinarão a forma do sistema energético do futuro.

A análise do WEO, baseada em diferentes cenários, descreve diferentes futuros possíveis para o sistema de energia para todos os combustíveis e tecnologias, compara os diferentes caminhos com base nas políticas atuais e planeadas, e aqueles que podem atingir as metas climáticas de longo prazo de acordo com o Acordo de Paris, reduzindo a poluição do ar e garantindo o acesso universal à energia.

Enquanto a geografia do consumo de energia continua a sua mudança histórica para a Ásia, o WEO 2018 encontra sinais mistos sobre o ritmo e a direção da mudança. Os mercados de petróleo, por exemplo, estão a entrar num período de incerteza e de volatilidade, incluindo uma possível escassez na oferta, no início dos anos 2020. A procura de gás natural está em ascensão, eliminando as possibilidades de um excedente à medida que a China surge como um consumidor gigante.

Segundo as políticas atuais e planeadas, consideradas no Cenário de Novas Políticas, a procura de energia deve crescer mais de 25% até 2040, exigindo mais de 2 biliões de USD de investimento por ano.

Segundo o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da AIE, "elaborar as políticas certas e os incentivos adequados será fundamental para atingir as nossas metas comuns, garantir o fornecimento de energia, reduzir as emissões de carbono, melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos e expandir o acesso básico à energia em África e noutros lugares."

O consumo de petróleo deverá crescer nas próximas décadas, devido ao aumento da procura de petroquímicos, dos veículos pesados e da aviação. Mas para satisfazer esse crescimento no curto prazo, significa que os projetos convencionais de petróleo precisam duplicar em relação aos baixos níveis atuais. Sem essa recuperação do investimento, a produção de xisto nos EUA, que já vem crescendo em ritmo recorde, terá que aumentar mais de 10 milhões de barris por dia, de hoje até 2025, o equivalente a acrescentar outra Rússia à oferta global, em sete anos, o que seria um feito historicamente sem precedentes.

Nos mercados de energia, as renováveis tornaram-se a tecnologia de escolha, representando quase dois terços do incremento à capacidade global até 2040, graças à queda dos custos e às políticas de apoio governamentais. Isso está a transformar o cabaz energético global, com a participação das renováveis a aumentar para mais de 40% até 2040, relativamente aos 25% atuais, embora o carvão continue a ser a maior fonte, e o gás natural a segunda maior.

Essa expansão traz grandes benefícios ambientais, mas também um novo conjunto de desafios que os políticos precisam abordar rapidamente. Com maior variabilidade no abastecimento, os sistemas de energia precisarão de fazer da flexibilidade, a pedra angular dos futuros mercados de eletricidade. A questão é de crescente urgência à medida que os países do mundo aumentam rapidamente a sua quota de energia solar e eólica, e exigirão reformas no mercado, investimentos nas redes, e tecnologias de resposta à procura, como medidores inteligentes e tecnologias de baterias de armazenamento.

Os mercados de eletricidade também estão a passar por uma transformação única, com uma maior procura trazida pela economia digital, pelos veículos elétricos e por outras mudanças tecnológicas. Como parte da sua análise profunda do setor elétrico, o WEO 2018 também examina o impacto de maior eletrificação nos transportes, edifícios e indústria. A análise conclui que uma maior eletrificação levaria a um pico na procura de petróleo até 2030 e reduziria os poluentes atmosféricos locais nocivos, e teria um impacto insignificante nas emissões de carbono, sem maiores esforços para aumentar a participação de fontes de energia renováveis e de baixo carbono.

O Cenário de Desenvolvimento Sustentável da AIE traça um caminho para satisfazer as várias metas climáticas, qualidade do ar e acesso universal à energia de forma integrada. Neste cenário, as emissões globais de CO2 relacionadas com a energia atingem o pico à volta de 2020 e, em seguida, entram em declínio acentuado e sustentado, totalmente em linha com a trajetória necessária para alcançar os objetivos do Acordo de Paris sobre alterações climáticas.

De ter em conta que a maioria das emissões ligadas à infraestrutura de energia já está essencialmente bloqueada. Em particular, as centrais termoelétricas a carvão, que correspondem a um terço das emissões atuais de CO2 relacionadas com a energia, representam mais de um terço das emissões acumuladas até 2040. A grande maioria delas está relacionada com projetos na Ásia, onde as centrais a carvão têm em média apenas 11 anos de idade, com décadas de funcionamento à sua frente, quando comparadas com os 40 anos de idade média nos Estados Unidos e na Europa.

Segundo o Dr. Fatih Birol – “A análise de todas as infraestruturas energéticas atuais e em construção em todo o mundo - como centrais elétricas, refinarias, veículos ligeiros e pesados, caldeiras industriais e aquecimento doméstico, indicam que elas representarão cerca de 95% de todas as emissões permitidas de acordo com as metas internacionais nas próximas décadas. Isso significa que, se o mundo leva a sério as suas metas climáticas, a partir de hoje é preciso haver uma preferência sistemática pelo investimento em tecnologias de energia sustentável. Mas também precisamos de ser muito mais inteligentes no modo como usamos o sistema de energia existente. Podemos criar alguma margem de manobra, expandindo a utilização,  armazenamento e captura de carbono, o hidrogénio, melhorando a eficiência energética e, nalguns casos, retirando o estoque de capital antecipadamente. Para ser bem sucedido, isso exigirá um esforço político e econômico global sem precedentes."

Saiba mais aqui sobre o WEO.