{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

15/06/2020

Repsol vai desenvolver dois grandes projetos de redução de emissões

  • O presidente-executivo da Repsol, Josu Jon Imaz, apresentou hoje dois grandes projetos industriais pioneiros de descarbonização que a empresa colocará em marcha.
  • O primeiro projeto consiste na construção de uma das maiores fábricas do mundo de produção de combustíveis zero emissões líquidas a partir de CO2 e hidrogénio verde, gerado com energia renovável. • Além da Petronor, participa no projeto o Ente Vasco de la Energía (EVE). Será uma instalação de referência na Europa pela sua avançada tecnologia e pela utilização, como matéria-prima, do CO2 capturado na refinaria da Petronor.
  • O segundo projeto é uma fábrica de geração de gás a partir de resíduos urbanos, que substituirá parte do consumo dos combustíveis tradicionais utilizados no processo de produção da Petronor.
  • Ambas as iniciativas, inovadoras, sustentáveis e geradoras de maior valor, antecipam o que será a refinaria do futuro e representam um importante impulso ao desenvolvimento tecnológico e industrial, indispensável no atual contexto de recuperação económica.
  • Para Josu Jon Imaz, “apostar na indústria é apostar numa recuperação económica rápida e estável”. “Espanha deve basear a sua estratégia de descarbonização nas suas capacidades tecnológicas e industriais. A produção de hidrogénio verde e a sua combinação com a captura e uso de CO2 para produzir combustíveis com zero emissões líquidas faz parte da estratégia industrial de descarbonização da Repsol. Com este projeto, a indústria espanhola torna-se um ator relevante na redução de emissões na Europa”, afirmou.

Consulte a Nota de Imprensa aqui.