{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

04/07/2019

Repsol inicia a comercialização da sua nova gama de poliolefinas com incorporação de material reciclado

  • A Repsol promove e impulsiona a nova economia circular dos plásticos com poliolefinas para a produção de filme retrátil que incorpora material reciclado.
  • Este novo grau da Repsol permite incorporar plástico reciclado no filme, que será utilizado como embalagem secundária para o transporte de ‘multi-packs’ de latas, garrafas, bricks ou caixas de cartão.
  • Este material é um dos primeiros a ser desenvolvido resultante do acordo entre a Repsol e o Gestor de Serviços Ambientais Saica Natur.

A Repsol realizou a produção industrial do grau Repsol 50RX2805, destinado à aplicação de filme retrátil, colocando no mercado o seu primeiro material resultante do seu Projeto Reciclex. O material é formado com base num composto de polietileno de baixa densidade (PEBD) ao qual é incorporado 50% de material reciclado, assegurando a consistência do material e a sua funcionalidade para a aplicação final.

Este novo grau da Repsol é um dos primeiros desenvolvimentos do portfólio de novas poliolefinas, derivadas do Projecto Reciclex, fabricados com uma percentagem de resíduos plásticos pós-consumo. O novo material oferece novas soluções para impulsionar a economia circular, permitindo incorporar plástico reciclado em escala comercial numa aplicação onde a presença de reciclado até agora era residual, abrindo novos usos, sem comprometer os requisitos técnicos da aplicação final.

No caso concreto do Repsol 50RX2805, o material permite incorporar plástico reciclado em filme, que será utilizado como embalagem secundária para o transporte de ‘multi-packs’ de latas, garrafas, bricks ou caixas de cartão. Este novo material permite ao transformador incorporar na formulação do filme final, entre 25-30% de conteúdo de reciclado pós-consumo, sem que sejam afetadas as suas propriedades mecânicas.

Com estes novos materiais, a Repsol reforça o seu compromisso com a economia circular e a sua cadeia de valor, colocando no mercado novas soluções que vão gerar procura adicional por reciclagem de plástico, em linha com o seu compromisso na Circular Plastics Alliance (CPA), lançado pela Comissão Europeia em dezembro de 2018.