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A RED III e o seu impacto nas Energias Renováveis no setor do Transporte

A crise climática global impulsionou uma necessidade urgente de mudanças substanciais no nosso consumo de energia. A União Europeia (UE) tem estado na vanguarda desta batalha e a sua recente revisão da Diretiva das Energias Renováveis (RED III) é um grande passo em direção a um futuro mais verde. Com um compromisso firme de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, a diretiva delineia metas ambiciosas, especialmente no setor dos transportes, com o objetivo de aumentar o uso de fontes de energia renováveis. No entanto, enquanto a iniciativa demonstra intenções louváveis, uma análise crítica das suas implicações é essencial.

A RED III - Diretiva (UE) 2023/24131, publicada no Jornal Oficial a 31 de outubro de 2023 e que entrou em vigor a 20 de novembro de 2023, estabelece o cenário para transformações substanciais. Esta determina que os Estados-Membros assegurem uma parte significativa de energia renovável, um mínimo de 42,5%, no consumo energético total da UE até 2030. A diretiva introduz ainda submetas rigorosas para setores específicos, nomeadamente os transportes, a indústria e edifícios.

O setor dos transportes, um contribuinte significativo para as emissões de gases de efeito estufa, enfrenta uma mudança crucial. Os Estados-Membros agora são obrigados a impor uma quota de energia renovável de pelo menos 29% no consumo final até 2030 ou uma redução de 14,5% na intensidade dos gases de efeito estufa. A meta de energias renováveis na revisão anterior da diretiva – RED II, estabelecia uma quota mínima de 14% até 2030.

Ademais, uma nova meta secundária vinculativa de transporte foi estabelecida. Até 2030, 5,5% da energia renovável fornecida ao setor de transporte deve ser composta por biocombustíveis avançados e biogás (ou seja, produzidos a partir de resíduos e matérias-primas residuais, em vez de culturas) ou por combustíveis renováveis de origem não biológica (RFNBOs). Dentro dessa meta, há um requisito de que os RFNBOs representem no mínimo 1% dos combustíveis utilizados no transporte. Esta é a primeira vez que há uma meta específica para os RFNBOs.

A ênfase da diretiva em biocombustíveis avançados e RFNBOs sinaliza uma mudança de paradigma na origem dos combustíveis, com a qual nos congratulamos. Esta transição de biocombustíveis tradicionais para alternativas inovadoras e de baixo teor de carbono representa um passo positivo para reduzir a dependência de combustíveis derivados de culturas, ajudando a mitigar preocupações relacionadas com o uso de terras e segurança alimentar.

Embora a RED III estabeleça metas louváveis, o caminho para a implementação apresenta desafios. A transição para fontes de energia renovável nos transportes exige avanços substanciais em infraestruturas e tecnologias, e tal requer uma revisão massiva dos sistemas existentes, exigindo investimentos significativos e esforços coordenados tanto de entidades públicas como privadas.

Neste sentido, a janela de 18 meses para os Estados-Membros transporem a RED III para a legislação nacional representa um prazo apertado para uma integração abrangente. O sucesso da implementação depende de políticas coesas, procedimentos de licenciamento simplificados e estruturas robustas para apoiar a transição. Pode ser considerado o exemplo de Portugal, que não cumpriu o prazo para transpor a RED II, levando a Comissão Europeia a emitir recentemente uma opinião fundamental. Portugal tem agora até meados de dezembro deste ano para remediar a situação e notificar a Comissão da transposição completa da Diretiva. Caso contrário, a Comissão pode decidir remeter o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia.

Assim, persistem desafios na adoção e adaptação a estas diretrizes. A escala da transição energética exige ação rápida e decisiva, juntamente com investimentos substanciais em pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura. Países com infraestruturas de energia renovável menos avançadas podem enfrentar obstáculos para cumprir as metas ambiciosas dentro do prazo estipulado.

A RED III representa assim um avanço significativo rumo a um futuro sustentável, sinalizando o compromisso inabalável da UE em combater as alterações climáticas. A ênfase da diretiva na energia renovável nos transportes é um passo crucial na redução das emissões de um setor historicamente desafiador.

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