APETRO - Energia em evolução

Se não visualizar correctamente este email, clique aqui »

Variação em % das cotações dos produtos refinados e do Brent desde o início de guerra da Ucrânia

Existe a convicção que os produtos refinados seguem rigorosamente as cotações do crude. Embora isso seja verdade em longas séries, o mesmo não se passa em períodos mais curtos. Tratam-se de mercados independentes, embora correlacionados.
A evolução, em termos percentuais, das cotações dos produtos refinados (gasolina, gasóleo e propano – base do GPL auto) e do Brent tem-se revelado muito atípica desde o início do conflito na Ucrânia. Até o início de maio o gasóleo cresceu muito mais que a gasolina, levando como consequência o PMVP a aproximar-se do da gasolina. Mas, passado esse período a evolução das cotações inverteu-se e a gasolina “recuperou” a sua posição relativamente ao gasóleo. Contudo, na última semana a cotação do gasóleo voltou a disparar e a ultrapassar a da gasolina. Ambos os produtos apresentam aumentos muito superiores aos do crude: cerca de 75% versus cerca de 35%.
Já o propano, depois de um período de altas cotações, voltou a valores do início do período em análise. Isto é explicado fundamentalmente pelo efeito da sazonalidade no consumo, que é superior nos períodos mais frios.

Participação do Secretário Geral da Apetro na 3ª edição das Jornadas de Mobilidade Elétrica (JME) do ISEP

Plataforma PCBC nas V Jornadas de Tecnologias da Petróleo

Cotações
Preços €

Se desejar deixar de receber esta newsletter clique aqui»

Apetro - Energia em evolução

Av. Engº Duarte Pacheco | Amoreiras
Torre 2 , 6º piso , Sala 1 | 1070 - 102 LISBOA
T: 21 384 40 65
apetro@apetro.pt