{{link.titulo}} Login

Notícias

19/11/2012

Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC)

Energia e Clima

No âmbito do processo de consulta pública sobre o Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC), a Apetro apresentou a sua contribuição. Na sequência foi realizada na APA, Agência Portuguesa do Ambiente, no dia 29 de Outubro, uma sessão para discussão do documento apresentado pela Apetro.

Tratando-se de uma discussão de opções que terão um impacto determinante na evolução do setor energético e, em particular da Refinação e Comercialização de produtos petrolíferos, com consequências muito importantes no tecido económico nacional, este estudo  divide-se em duas partes: Análise dos pressupostos do RNBC 2050 e os Impactos do RNBC 2050 no sector da Refinação, Distribuição e comercialização de Produtos de Petróleo, qualifica e quantifica, o elevado grau de incerteza que um horizonte temporal desta grandeza implica, as consequências económicas dos cenários preconizados no RNBC, bem como de cenários alternativos recorrendo às melhores projeções disponíveis provenientes de fontes insuspeitas.

A Apetro defende o estabelecimento de uma estratégia de persecução dos objetivos de redução das Emissões de GEE para Portugal, desde que exequível e sustentável, que assegure uma oferta de energia competitiva, alinhada com o mercado internacional, garantindo a segurança do abastecimento e a acessibilidade a todos os cidadãos portugueses.

O RNBC deverá portanto, promover a competitividade e o desenvolvimento de Portugal, sem que o mesmo induza a uma retração de investimentos em sectores chave da economia nacional, como o do sector de refinação, distribuição e comercialização de combustíveis.