{{link.titulo}} Login

Notícias

07/11/2014

Relatório Nº 8/14 CONCAWE – Segurança no setor do downstream da indústria petrolífera

AQS

A recolha e análise de dados sobre acidentes é um procedimento amplamente reconhecido pela indústria petrolífera como elemento essencial de um sistema de gestão de segurança eficaz. O downstream representa todas as atividades da Indústria desde a receção do crude até à venda dos produtos, passando pela refinação, distribuição e retalho, incluindo aí os colaboradores dos escritórios centrais .

Este vigésimo relatório abrange dados de 2013, relativos a 39 companhias-membro da Concawe, representando no seu total mais de 99% da capacidade de refinação Europeia, e apresenta uma perspetiva histórica completa desde 1993. Inclui também valores comparativos com outros setores industriais relacionados e cobre toda a EU 28, a Suíça e a Noruega.

A finalidade da recolha desta informação é dupla: por um lado proporcionar às empresas associadas um ponto de referência de forma a que possam comparar o seu desempenho e determinar a eficácia dos seus sistemas de gestão, identificar falhas e tomar ações corretivas, e por outro demonstrar que a gestão responsável da segurança no downstream permite um nível baixo de acidentes, apesar dos perigos intrínsecos às suas operações.

A frequência de acidentes no setor do downstream da indústria petrolífera europeia está geralmente em níveis baixos e o desempenho em 2013 não é exceção. O Índice de Frequência de Acidentes com Baixa (Lost Work Incident Frequency) regista em 2013 o valor mais baixo de sempre (1,1) e demonstra uma redução em relação a 2012 (1,3).

> Clique aqui para ler o Relatório da Concawe na íntegra