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Notícias

29/01/2015

Concawe faz estudo sobre motores que utilizam o conceito Gasoline Compression Ignition (GCI)

Transportes

Encontra-se disponível no Website da Concawe o relatório (No. 13/14) intitulado “Exploring a Gasoline Compression Ignition (GCI) engine concept”.

Este relatório descreve os passos experimentais para avaliar o potencial de melhoria da eficiência e da redução das emissões de CO2, mantendo o ruído num nível aceitável, utilizando gasolina num motor diesel moderno. Um estudo de engenharia foi realizado para analisar os parâmetros críticos do motor e do combustível e avaliar qual o intervalo velocidade/carga em que pode ser viável  o conceito de motor de compressão a gasolina (Gasoline Compression Ignition –GCI).

As razões que levaram a realização deste estudo são várias: em primeiro lugar os motores de compressão são claramente mais eficientes  do que os motores de ignição e estender a sua capacidade para utilizar uma gama mais ampla de combustíveis, seria vantajoso. Em segundo lugar, a capacidade de motores de CI para usar uma gasolina já disponível no mercado, permitiria que esse conceito pudesse ser usado sem restrições nas frotas atuais. Em terceiro lugar, o aumento do consumo de gasolina nos automóveis de passageiros ajudaria a reequilibrar o peso da procura gasolina/gasóleo nas refinarias europeias e reduzir as emissões de GEE do abastecimento de combustível. Por último, um novo e bem sucedido veículo deste tipo, poderia potencialmente competir em mercados predominantemente a gasolina noutras partes do mundo.

Algumas conclusões deste trabalho, incluindo os resultados dos estudos de engenharia e dos testes de motores em banco, indicam que a obtenção de ignição e a manutenção da estabilidade de combustão num motor com o conceito GCI a gasolina é um desafio, mas pode ser alcançado numa grande parte do intervalo   velocidade/carga, através da aplicação de técnicas de otimização bem conhecidas. Nestes intervalos de funcionamento, o consumo de combustível tanto em termos energéticos como de massa foi melhor do que nos mais atuais motores a gasolina e comparável aos mais atuais motores diesel.

As emissões de NOx e o ruído de combustão foram comparáveis aos mais modernos motores diesel, mas com maiores emissões de HC/CO, que teriam de ser controladas através da utilização de um catalisador.

Saiba mais sobre este interessante estudo em http://www.concawe.org/content/default.asp?PageID=570.