{{link.titulo}} Login

Notícias

31/03/2020

Comunicado da Apetro sobre a resposta da Indústria ao Covid-19

AQS

Perante a evolução da situação inédita que estamos a viver, julgamos ser altura de nos dirigirmos aos consumidores e cidadãos portugueses, para lhes transmitir uma mensagem de tranquilidade e confiança.

Sendo a Indústria de refinação e de distribuição e comercialização de combustíveis, GPL e lubrificantes, imprescindíveis à mobilidade e bem estar dos indivíduos, das frotas de distribuição, das forças de segurança, dos bombeiros, dos veículos de emergência e, consequentemente, o garante de que os produtos essenciais, tais como alimentos e medicamentos, chegam ao seu destino, cabe-nos o dever de informar sobre o que estamos a fazer, e como encaramos o futuro próximo da nossa atividade.

Como Indústria socialmente responsável, a nossa maior preocupação centra-se na adoção de medidas que evitem a propagação do Covid-19, preservando a sanidade dos nossos colaboradores, parceiros, consumidores e população em geral, continuando, ao mesmo tempo, a fornecer os produtos de que a sociedade necessita.

Assim, todos as nossas Associadas têm os seus planos de contingência em vigor, de acordo com os quais foram adotadas as medidas de prevenção e segurança recomendadas pela DGS - Direção Geral de Saúde, em todos os seus pontos de venda.

Não existem, nem se antecipam, quaisquer problemas na distribuição, estando a esmagadora maioria dos postos de abastecimento das nossas Associadas a funcionar normalmente, embora algumas com horário de funcionamento ajustado às necessidades dos turnos de pessoal, e com novos procedimentos sanitários impostos. É privilegiado o pagamento e entregas de produtos de conveniência das lojas através do passa valores, utilizando preferencialmente cartões eletrónicos a dinheiro vivo, e os clientes são incentivados a utilizar luvas ou papel para fazer os abastecimentos.

Queremos deixar uma palavra de agradecimento aos milhares de profissionais do nosso setor que, apesar do risco de contágio, garantem o normal funcionamento da nossa atividade, nas refinarias, nas fábricas de biocombustíveis, nos parques de armazenagem, nos transportes e distribuição, e nos mais de 2100 postos de abastecimento de combustível com as insígnias das nossas Associadas.

O desafio colocado pelo Covid-19 obriga à participação concertada dos diversos atores sociais, e à adoção de comportamentos responsáveis por parte dos cidadãos.

Já por diversas vezes a nossa Indústria provou a sua flexibilidade e resiliência diante de crises internacionais e nacionais. Em estreita colaboração com o Governo, DGS e organismos da administração pública envolvidos no combate a esta ameaça global, continuaremos a colaborar ativamente nessa cruzada, e a garantir o fornecimento regular dos nossos produtos.