{{link.titulo}} Login

Notícias

14/11/2019

As escolhas energéticas atuais e suas consequências– WEO da AIE 2019

Mercado Petrolífero

A Agência Internacional de Energia lançou ontem a sua publicação de referência, o World Energy Outlook 2019, que analisa as profundas disparidades existentes no sistema global de energia: a dissonância entre os mercados de petróleo bem abastecidos e as crescentes tensões e incertezas geopolíticas;  a lacuna entre as quantidades cada vez maiores de emissões de gases de efeito estufa que estão a ser produzidas e a insuficiência de políticas para reduzir essas emissões de acordo com as metas climáticas internacionais; a diferença entre a promessa de energia para todos e a falta de acesso à eletricidade de 850 milhões de pessoas em todo o mundo.

0 WEO 2019 analisa estas disparidades e descreve um caminho que permite ao mundo cumprir as metas de clima, o acesso à energia e qualidade do ar, mantendo um forte foco na confiabilidade e acessibilidade da energia para uma crescente população global.

O impacto das decisões tomadas hoje pelos governos será crítico para os sistemas energéticos do amanhã - isto é evidente nas divergências que existem entre os vários cenários da WEO 2019, que mapeiam as diferentes rotas que o mundo poderá seguir nas próximas décadas.

No Cenário de Políticas Atuais a procura de energia aumentará 1,3% ao ano até 2040, caso os governos não façam alterações às suas políticas existentes, e as emissões e as tensões nos mercados de energia aumentarão. O Cenário de Políticas Declaradas, anteriormente conhecido como Cenário de Novas Políticas, incorpora as intenções, as metas políticas atuais, e as medidas existentes, mas também fica aquém de um futuro energético seguro e sustentável – aqui, em 2040 ainda existirão centenas de milhões de pessoas sem acesso à eletricidade, mortes prematuras relacionadas com a atual poluição em níveis elevados e emissões de CO2 com impacto nas alterações climáticas.

O Cenário de Desenvolvimento Sustentável indica o que precisa ser feito de maneira diferente para alcançar plenamente as metas climáticas e outros objetivos energéticos, um caminho totalmente alinhado com o objetivo do Acordo de Paris de manter o aumento das temperaturas globais abaixo de 2 ° C e procurar limitá-las a 1,5 ° C – são exigidas mudanças rápidas e generalizadas em todas as dimensões do sistema energético. As reduções acentuadas de emissões só serão alcançadas com vários combustíveis e tecnologias que forneçam serviços de energia eficientes e com uma boa relação custo-benefício para todos.

Segundo o Diretor Executivo, Faith Birol, “O que aparece com maior clareza no World Energy Outlook deste ano é que não há uma solução única ou simples para transformar os sistemas globais de energia. Muitas tecnologias e combustíveis têm um papel a desempenhar em todos os setores da economia. Para que isso aconteça, precisamos de uma liderança forte dos decisores políticos, pois os governos têm a responsabilidade mais evidente de agir e têm o maior potencial para moldar o futuro".

A produção de xisto dos EUA deve permanecer maior por mais tempo do que o projetado anteriormente. No Cenário de Políticas Declaradas, o crescimento anual da produção nos EUA desacelera do ritmo vertiginoso observado nos últimos anos, mas os EUA ainda respondem por 85% do aumento da produção global de petróleo até 2030 e por 30% do aumento de gás.  A maior produção dos EUA reduz a participação dos membros da OPEP e da Rússia na produção total de petróleo, que cai de 55% em meados de 2000 para 47% em 2030. O que é facto é que qualquer que seja o caminho que o sistema de energia siga, o mundo deverá depender fortemente do fornecimento de petróleo do Médio Oriente nos próximos anos.

Uma acentuada melhoria na eficiência energética é o elemento que mais pode contribuir para levar o mundo ao cenário de desenvolvimento sustentável, mas atualmente as melhorias na eficiência estão a diminuir: a taxa de 1,2% em 2018 permanece muito abaixo da taxa de 3% que seria necessária.

A eletricidade é uma das poucas fontes de energia que vê um aumento no consumo nas próximas duas décadas no Cenário de Desenvolvimento Sustentável, a parcela do consumo final de eletricidade ultrapassa a do petróleo, líder atual, até 2040. Neste Cenário a energia eólica e a energia solar fotovoltaica são responsáveis por quase todo o aumento na geração de eletricidade.

Colocar os sistemas de eletricidade num caminho sustentável exigirá mais do que apenas adicionar mais fontes de energia renováveis. O mundo também precisa de se concentrar nas emissões que estão "bloqueadas" nos sistemas existentes. Nos últimos 20 anos, a Ásia foi responsável por 90% de toda a capacidade de queima de carvão construída em todo o mundo, e estas instalações têm potencialmente ainda uma longa vida operacional útil pela frente.

Consulte aqui o WEO 2019.