{{link.titulo}} Login

Notícias

27/09/2018

Apetro realiza Conferência “Visão 2050 – Combustíveis e Lubrificantes”

Comunicação

A APETRO realizou no passado dia 25/9 a sua conferência bianual, com o tema “Visão 2050 – Combustíveis e Lubrificantes”.

A conferência, que contou na sua sessão de abertura com a presença do Sr. Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches, constou de 3 painéis, um sobre combustíveis líquidos, outro sobre GPL e o terceiro sobre Lubrificantes.

Perante uma assistência de mais de 150 participantes, constituída por quadros das nossas Associadas, Entidades públicas ligadas ao setor energético, Comunidade Académica e Órgãos de Comunicação Social, Docentes, investigadores e diversas personalidades nacionais e internacionais ligadas aos temas abordados, apresentaram e debateram, com a moderação da jornalista Rosália Amorim, o futuro contributo que a indústria poderá prestar para o grande objetivo da descarbonização da economia, continuando ao mesmo tempo a garantir os produtos essenciais para o seu funcionamento.

De destacar, a apresentação da Visão 2050 da FuelsEurope, que traça uma estratégia para os combustíveis líquidos de baixo teor de carbono, de forma a reduzir as emissões líquidas de CO2 do transporte até 87%, em comparação com 2015, valor semelhante ao que se poderá alcançar num ambicioso cenário de VE’s. A estratégia apresentada, oferece uma solução global para o transporte, incluindo os segmentos da aviação, marinha e transporte rodoviário pesado, que representam um enorme desafio. A abordagem tecnologicamente neutra apresentada, permitiria que muitas tecnologias competissem e contribuíssem para o objetivo geral de reduzir as emissões de GEE do transporte. O estudo também mostra que este cenário poderia ser mais suportável para as finanças públicas dos Estados Membros, através da redução de 50% do investimento necessário para a infra-estrutura da rede de carregamento de VE’s, e da menor redução nas receitas fiscais.

Conheça aqui a “Visão 2050”, e fique a saber tudo sobre este evento aqui